Percepção dos usuários quanto ao desempenho de Sistemas de Informação em Secretarias de Finanças de três grandes municípios do Rio Grande do Sul

Giancarlo Marques De Moraes, Mauri Leodir Löbler, Débora Bobsin

Resumo


A função do gestor público municipal passa por uma fase crítica de responsabilidades e cobranças por parte da sociedade. Neste sentido, cabe ao gestor definir metodologias e ferramentas de apoio a decisão, tais como indicadores contábeis, softwares de gestão integrada (ERP) e Sistemas de Informações Gerenciais ou Apoio a Decisão (SIG e SAD), buscando informações gerenciais de maior qualidade e abrangência para que haja um melhor planejamento e uma maior compreensão das atitudes gerenciais e políticas. Este estudo possui como objetivo principal verificar o grau de satisfação do usuário final dos Sistemas de Informação das secretarias de finanças de três grandes municípios do Rio Grande do Sul. A pesquisa demonstrou que, apesar de ser já uma prática constante, não é o simples uso de um sistema de informação que possibilita o funcionamento satisfatório de uma secretaria municipal de finanças. A informatização deve ser seguida de um bom treinamento dos usuários, independente do nível hierárquico, bem como de um eficiente suporte técnico que abasteça e sustente todo processo. Quanto mais ultrapassada a tecnologia utilizada, piores são os índices de satisfação entre os usuários. Os sistemas não-integrados possuem desvantagens consideráveis, principalmente em relação a apresentação e organização dos dados para o usuário final. A precisão e satisfação com os cálculos efetuados o índice de satisfação ainda fica aquém do esperado. Nota-se que, independente da plataforma tecnológica utilizada, existe muita dificuldade na adequação dos sistemas para as novas leis, como, por exemplo, a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Palavras-chave


Sistemas; Informação; Gestão; Finanças; Municipal

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DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2006.SGV1N2A5

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