Gestão de filas atendidas por dois servidores com taxas de atendimento diferentes

Fabio Favaretto

Resumo


A literatura de Gestão de Filas trata de filas com mais de um servidor em que todos possuem a mesma eficiência e os indicadores utilizados são de difícil obtenção na prática. Em grande parte das situações reais não se observa esta situação, visto que é natural que as pessoas que desempenham o papel de servidores atuem com diferentes rendimentos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma forma de gestão de um sistema com dois servidores, que possuem eficiências distintas e os indicadores utilizados são obtidos de forma prática. Foi proposto um método de gerenciamento visual para um sistema de serviços no qual o gestor precisa decidir o momento de abertura de um segundo servidor para atendimento de uma fila e o recurso que irá utilizar, considerando sua eficiência. Os resultados permitem uma gestão prática desta situação, com indicadores de fácil obtenção e um maior controle sobre a necessidade ou não de abertura de novos servidores.


Palavras-chave


Gestão de Filas; Gestão de Serviços; Simulação



DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2018.v13n1.825

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ