Uma análise do cargo e do nível de instrução dos usuários em sua avaliação sobre sistemas integrados de gestão

Warley Wanderson do Couto, Antônio Artur de Souza, Ewerton Alex Avelar, Eloísa Helena Rodrigues Guimarães, Luísa Raad Gervásio

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que visou analisar a influência do cargo e do nível de instrução dos usuários em sua satisfação em relação a sistemas integrados de gestão (enterprise resource planning - ERP). Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados aplicados a 115 usuários de ERPs em 13 diferentes empresas. A análise dos dados foi realizada por meio das seguintes técnicas: estatística descritiva, coeficente de correlação de Spearman e Chi-Square Automatic Interaction Detector (CHAID). Os resultados evidenciaram que o cargo e a função dos usuários têm influência direta na avaliação dos ERPs. Em geral, a avaliação dos usuários técnicos e assistentes apresentou resultados estatisticamente superiores aos da avaliação realizada por usuários em cargos de supervisão e coordenação. Constatou-se, ainda, uma influência significativa do nível de instrução dos usuários em sua avaliação dos sistemas, especialmente, porque empregados com menor nível de instrução tenderam a avaliar mais positivamente as características dos ERPs.


Palavras-chave


Sistemas Integrados de Gestão; Avaliação de Sistemas de Informações; Cargo e do Nível de Instrução dos Usuários



DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n3.785

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