Tomada de decisão no contexto do Big Data: estudo de caso único de uma cooperativa de consumo na Argentina

Guillermo Fernandez Moroni, Carmen Boccatonda, Antônio Carlos Gastaud Maçada, Vivian Passos Canary

Resumo


Nos últimos anos, a incorporação de novas tecnologias por parte das empresas e o grande volume de dados gerados por elas têm motivado a incorporação de ferramentas que permitam análises desses dados para a coleta e utilização de informações que possam melhorar a gestão dessas organizações. Este novo cenário de grande quantidade de dados disponíveis, que potencialmente podem ser usados para melhorar a tomada de decisões nas empresas, é chamado de Big Data. Adaptar as empresas para esse novo cenário é fundamental para a criação de vantagens competitivas sobre seus concorrentes. Este artigo procura estabelecer o efeito dos “5V" (volume, variedade, velocidade, coragem e honestidade) de Big Data no processo de tomada de decisão de executivos de diferentes níveis hierárquicos, usando como cenário de estudo uma cooperativa de venda de produtos com base em Argentina chamada Cooperativa Obrera Limited. Este estudo, baseado na análise de caso único, mostra que a veracidade da informação obtida a partir dos dados representa a dimensão do Big Data com maior efeito nos processos de tomada de decisão.


Palavras-chave


Tomada de Decisão; Big Data; Cooperativa de Consumo



DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n2.761

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ