AVALIAÇÃO DO BPM E BPMS NO SETOR DE MANUTENÇÃO DE UMA IES

Carlos Alberto Alberto Costa, Enor José Tonolli Jr., Jean Roger de Oliveira

Resumo


O Business Process Management (BPM) é uma metodologia orientada para identificação, desenho, execução, documentação, medição e controle dos processos de negócio, fazendo com que estes fluam de ponta a ponta, onde as atividades e tarefas atravessam a barreira funcional para agregar valor ao cliente. O presente trabalho apresenta um estudo da aplicação do gerenciamento de processos no setor de manutenção em uma instituição de ensino superior, baseada nos conceitos do BMP, e suportado com a aplicação de uma ferramenta Business Process Management System (BPMS). Um modelo experimental de gerenciamento do processo foi criado e simulado com base em dados reais disponíveis pela IES. A abordagem proposta por Baldam et al. (2011) foi utilizada, sendo o processo criado resultado de discussões e entrevistas com todos envolvidos. O trabalho realizado mostra uma forma simples, rápida e didática de como processos podem ser modelados e avaliados por níveis estratégicos das organizações apoiando assim, mais facilmente, decisões de implementar a gestão por processos. No caso em questão, diferentes indicadores identificados permitiram uma avaliação das vantagens em se controlar e gerenciar processos organizacionais.

Palavras-chave


Gestão de Processos de Negócio; Modelagem de Processo; Simulação de Processo; Ferramentas de modelagem



DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2016.v11n2.699

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ