Análise de viabilidade estratégica de novos entrantes no setor de confecção de roupas no Brasil

Robson Amarante Araujo, Luiz Alfredo Evelyn Simas, Igor Engel Braga, Ricardo Bordeaux Rego, Renata Amarante Araujo

Resumo


Este artigo visa inferir sobre a viabilidade de um novo entrante no setor de confecções de roupas no mercado brasileiro, sob a ótica da prospecção de cenários. Inicialmente, apresenta-se um breve resumo e um esboço da cadeia produtiva do setor analisado, com o objetivo de fornecer uma maior contextualização sobre o assunto tratado. Em seguida, descrevem-se as variáveis necessárias para inferir sobre a viabilidade do negócio e as projeções de seus possíveis valores dentro de cada cenário considerado, seguindo justificativas lógicas. Com base nas projeções das variáveis definidas, a viabilidade do negócio pretendido foi analisada dentro de cada cenário prospectado. Por fim, após realizar todas as análises cabíveis, concluiu-se que o empreendimento analisado é viável em todos os cenários, mas o cenário otimista se mostra mais atraente.


Palavras-chave


Cenários Prospectivos; Viabilidade de Negócio; Confecções



DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n1.1458

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