Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 13 n. 4 (2018): DEZEMBRO 2018

Um estudo documental sobre a avaliação de dois indicadores de mensuração de resultados em universidades corporativas

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n4.1308
Enviado
abril 24, 2017
Publicado
2018-12-12

Resumo

Destaques: este artigo tem como objetivo identificar e analisar os indicadores de mensuração de qualidade utilizados pela Universidade Corporativa do Banco do Brasil.

Objetivo: verificar se esses indicadores contribuem para alavancar a educação e o conhecimento essenciais para o sistema de treinamento corporativo.

Metodologia: estudo exploratório e documental desenvolvido por meio de uma revisão sistemática da literatura para fundamento da pesquisa até o ano de 2017.

Resultados: de posse dos dados referentes aos indicadores analisados e mensurados no estudo de caso, percebeu-se que, embora tenham evoluído para aprimorar a forma de disseminar os conhecimentos necessários para alavancar a vantagem competitiva, ainda não existe um método adequado de mensurar os resultados das universidades corporativas, em razão das dificuldades nas etapas apresentadas pelo Kirkipatrick e Retorno sobre o investimento (Return on investment – ROI).

Limitações da investigação: para a revisão de literatura, o estudo utiliza-se dos seguintes recursos: material publicado em periódicos na base Scopus, livros, artigos científicos; dissertações; teses; redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral e que fornece instrumental analítico.

Implicações práticas: pelo fato de o Banco do Brasil S.A. se tratar de uma instituição financeira constituída por uma sociedade mista, seu faturamento líquido pode ser resultado de seus produtos e não necessariamente do investimento realizado em seus colaboradores.

Originalidade/Valor: por meio de uma investigação documental, o estudo aponta que existe uma lacuna na literatura sobre o tema avaliação de desempenho em universidades corporativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.