Um estudo documental sobre a avaliação de dois indicadores de mensuração de resultados em universidades corporativas

Hellen Costa Ramos, Sergio Murilo de Souza Garcia, Leonardo Soares Francisco de Almeida, Louise Rosa Araujo, Rosana Therezinha Queiroz Oliveira

Resumo


Destaques: este artigo tem como objetivo identificar e analisar os indicadores de mensuração de qualidade utilizados pela Universidade Corporativa do Banco do Brasil.

Objetivo: verificar se esses indicadores contribuem para alavancar a educação e o conhecimento essenciais para o sistema de treinamento corporativo.

Metodologia: estudo exploratório e documental desenvolvido por meio de uma revisão sistemática da literatura para fundamento da pesquisa até o ano de 2017.

Resultados: de posse dos dados referentes aos indicadores analisados e mensurados no estudo de caso, percebeu-se que, embora tenham evoluído para aprimorar a forma de disseminar os conhecimentos necessários para alavancar a vantagem competitiva, ainda não existe um método adequado de mensurar os resultados das universidades corporativas, em razão das dificuldades nas etapas apresentadas pelo Kirkipatrick e Retorno sobre o investimento (Return on investment – ROI).

Limitações da investigação: para a revisão de literatura, o estudo utiliza-se dos seguintes recursos: material publicado em periódicos na base Scopus, livros, artigos científicos; dissertações; teses; redes eletrônicas, isto é, material acessível ao público em geral e que fornece instrumental analítico.

Implicações práticas: pelo fato de o Banco do Brasil S.A. se tratar de uma instituição financeira constituída por uma sociedade mista, seu faturamento líquido pode ser resultado de seus produtos e não necessariamente do investimento realizado em seus colaboradores.

Originalidade/Valor: por meio de uma investigação documental, o estudo aponta que existe uma lacuna na literatura sobre o tema avaliação de desempenho em universidades corporativas.


Palavras-chave


Educação Corporativa; Universidade Corporativa; Indicadores de Desempenho.



DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n4.1308

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ