O objetivo desta pesquisa foi analisar os fatores relacionados à satisfação de uso de smartphones com os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone. O público alvo foram graduandos e graduados em cursos nas áreas de Engenharias, Computação e Administração. A base de dados foi criada por meio da aplicação de um questionário online, fundamentado no Questionnaire For User Interaction Satisfaction - QUIS versão 7.0. Os entrevistados externaram o conforto e aceitabilidade de tais sistemas em notas entre 1 e 9 pontos. Os quesitos avaliados foram: tela, terminologia, aprendizado e recursos do sistema. Foi aplicada uma análise multivariada dos dados para obtenção dos resultados. A análise dos fatores e redução de dimensões por matriz de componentes principais apontou quatro novos fatores que explicam 69.2% da variância das 21 características inicialmente estudadas. Questões relacionadas a mensagens de erro dos sistemas foram as variáveis com maior correlação (0.884 e 0.889). Os resultados desta pesquisa servem como guia de novas avaliações sobre sistemas operacionais e suporte para análise e melhoria de satisfação de uso sobre aplicativos móveis. Como recomendações, sugere-se incluir novos grupos de entrevistados, entendendo que fatores podem interferir, ou não, na satisfação final dos usuários destas plataformas.