Práticas de desenvolvimento de gestores em uma instituição federal de ensino

Catiane Rodrigues de Freitas, Lorena Cassiano Fagundes Faustino, Lais Karla da Silva Barreto, Walid Abbas El-Aouar

Resumo


Este artigo teve como objetivo analisar as práticas de desenvolvimento de gestores utilizadas em uma instituição federal de ensino, especificamente, o Programa de Formação de Gestores, ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em 2015, para 40 gestores de nível operacional pertencentes ao quadro efetivo da instituição. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de campo, bibliográfica e documental, por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa. Como resultados, verificou-se que as ações empreendidas foram satisfatórias e em conformidade com a bibliografia estudada, porém, não se pode afirmar que o referido Programa influenciou o desempenho individual e organizacional, nem que a instituição de ensino realiza, em caráter permanente, o desenvolvimento de competências em seus gestores.


Palavras-chave


Gestores; Capacitação; Competências Gerenciais



DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n1.1108

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ